CONTADOR DE VISITAS : 411255
CONTADOR DE VISITAS : 411255
Vulgo Elemento, pseudônimo de Daniel Péricles Arruda, é rapper, poeta, arte-educa(a)dor e contador de [minhas] histórias; pós-doutor em Psicologia Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); doutor em Serviço Social pela PUC-SP; mestre em Serviço Social pela mesma instituição (ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford – Turma 2010); tem em especialização Multiprofissional em Saúde Mental e Psiquiatria pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (EEP/HCFM/USP); em Arte-Educação pelo Centro Universitário Senac; e em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); graduado em Serviço Social pela PUC-Minas. É psicanalista pelo Instituto Langage e supervisor institucional. Criador e organizador do Acervo Vulgo Elemento.
É professor do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus São Paulo.
Possui várias publicações. Em destaque, os seus livros: Cultura Hip-Hop e Serviço Social: a arte como superação da invisibilidade social das juventudes periféricas; O Racismo me Faz Sentir Frio; Sujeitos Privilegiados; Espelho dos Invisíveis: a arte no trabalho com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; Poéticas de um Estudante; Quanto Menos Informados, Mais Dominados; e Constelação de Ideias. E os CDs intitulados Não é Pouca Bosta; Jovens Invisíveis e Fecha Comigo (Disponíveis nas principais plataformas musicais).
A sua trajetória artística e acadêmica vem se constituindo por meio de apresentações, estudos e pesquisas que versam sobre infâncias, adolescências, juventudes, violências, periferias, relações étnico-raciais, cultura hip-hop, invisibilidade, psicanálise, reconhecimento, subjetividade e a arte como mediação no trabalho socioeducativo. Para acessar as redes sociais (Linktr.ee), clique aqui.