CONTADOR DE VISITAS : 517551

CONTADOR DE VISITAS : 517551

OUÇA AGORA

NÃO É POUCA BOSTA

Artigo – O mundo do fim para crianças, adolescentes e jovens – Desidades: Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude (UFRJ)

Desidades: Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Sessão Temática: O Fim do Mundo para Crianças e Jovens na Atualidade (N. 41/2025)

Artigo: O Mundo do Fim para Crianças, Adolescentes e Jovens, de Daniel Péricles Arruda

Resumo:

A finalidade deste artigo é apresentar reflexões sobre as condições de crianças, adolescentes e jovens no Brasil a partir da expressão “fim do mundo”. Com base no referencial teórico interdisciplinar e na pesquisa qualitativa de caráter documental de seis músicas de rap, evidencia-se que a violação de direitos fundamentais atua concreta e simbolicamente, o que nos faz identificar caminhos, como na arte, para subverter as violências e os sofrimentos que acometem esses sujeitos.

Palavras-chave: Adolescência; Infância; Juventudes Periféricas; Rap; Violência.

Para baixar o artigo, clique aqui.

Para acessar a sessão completa, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *